sexta-feira, 25 de abril de 2014

Acordemos antes que acabe o Abril...

...Sessenta, oitenta, cem. As notas vão passando pelos dedos de José...e o mês ainda não chegou ao fim! «Faça as contas e corte na despesa!» Foi o que lhe aconselhou o seu Gestor de Conta. No princípio era recebido no Banco, de braços abertos. Tudo prometia ser cor-de-rosa. Desde que sofreu vários "cortes" no salário, tinha que marcar dia e hora para negociar as dívidas.

...« Umas 500000 mil famílias já fizeram as contas e cortaram na despesa»...Quinhentas mil! Que raio de mentira repetida é esta? Nunca foi tão fácil comprar: nunca! Aquelas siglas no rodapé do contrato, pareciam pouca coisa, talvez alguma taxa insignificante. Logo conseguiria pagar, claro. Numa vida finita: ViVer é o que importa.

José começou a poupar...gastando. Rapidamente percebeu a diferença entre gastar menos e poupar. Ficou confuso...e contava uma a uma as notas de euros, muitas vezes, mas elas teimavam em não se multiplicar.

«Não se preocupe, José. Mandamos a Troika embora e depois Portugal entrará no Mercado». Qual mercado? O único mercado que lhe preocupava era o Mercado Municipal, onde reinava a carestia.

...«Trinta, quarenta, cinquenta» e ainda faltava comprar algumas coisas, e não esquecer que sem gasolina não iria longe. Estica-te, José...e aperta o cinto, mas não te afogues, sem oxigénio morres e os teus parasitas de estimação não sobreviverão sem ti.

....«Cinco, dez, vinte»....Tens governantes que nasceram em berço de ouro (pago pelos teus antepassados), trabalham para o povo, mas não se misturam com ele. Eles pensam que, mau, mau é não ter um carro topo de gama, por isso não esqueças de pedir fatura com o o número fiscal de contribuinte, entras no concurso e com um pouco de sorte os teus problemas ficarão redimidos.

Entretanto...mentem-nos repetidamente, José, até acreditarmos que é verdade: é só falácia! Vão todos aprender: nunca é é tarde! Ou chegarão ao ponto de ter que vender Portugal e os portugueses. Onde não há água há sede. Acordemos antes que acabe o Abril.

Basta de discursos serôdios, isentos de solidariedade...cheios de atitudes sonsas. Explicações inúteis para um povo que já nem reage a tanta falta de consideração ...
Acordemos antes que acabe o Abril!

Maria João
24 de Abril de 2014. In Desafios de Proesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário